sexta-feira, 11 de abril de 2014

“TurbanBlack" no Rio Vermelho



Nos dias 13 e 27 de abril, Salvador vai receber o movimento “TurbanBlack – O Baile”, na casa de shows Barbozza, em frente à quadra do Rio Vermelho, a partir das 18h. O Baile será comandado pela cantora Savannah Lima e o rapper AfroJhow, que levarão ao público repertórios diversificados, com o melhor do Samba Black e do AfroBeats, respectivamente. Comandando o agito, as intervenções e a dança da galera, o Baile terá seu “Momento Black Luxo”, com a dançarina e coreógrafa, Tatiana Campelo.

“TurbanBlack” é um movimento dançante que tem como objetivo resgatar os Bailes Blacks em Salvador. Abrindo a primeira noite (13), a cantora Savannah Lima levará ao público seu show que une o samba reggae ao samba soul, com clássicos de nomes como Tim Maia, Paula Lima, Seu Jorge e Sandra de Sá. Já o rapper AfoJhow apresentará uma mistura de ritmos afro contemporâneos, com sons mesclados aos ritmos do Samba Reggae, Funk, Soca, Ragga, Semba, Dance Hall, Zouk e Hip Hop.

O nome “TurbanBlack’ é uma homenagem à arte dos turbantes, marcas visuais dos dois artistas que estarão à frente do Baile. No evento, o público também poderá se unir ao conceito do Baile, fazendo turbantes com a consagrada artesã capilar, Negra Jhô, além de participar de sorteios. “O Baile será um verdadeiro ponto de encontro de ritmos, belezas e muita dança. Será o maior baile Black de Salvador”, pontuou uma das produtoras do evento, Jamile Menezes. 

Serviço:

Show: “TurbanBlack - O Baile”
Quem: Afro Jhow e Savannah Lima            
Momento Black Luxo: Tatiana Campelo
Quando: Dias 13 e 27 de Abril (domingos), das 18h às 22h
Onde: Barbozza – Rio Vermelho (em frente à quadra do Rio Vermelho)
Acesso: R$10                                                     
Turbantes no local: Negra Jhô


Informações: (71) 8648-7549 – Jamile Menezes

"Carnaval Sustentável " é tema de exposição em Salvador


KOINONIA se reúne com terreiros em Salvador


MNDH discute direitos humanos na Copa 2014


sexta-feira, 4 de abril de 2014

Espanhol Amancio Prada faz apresentação única em Salvador



O cantor espanhol, com raízes galego-portuguesa Amancio Prada se apresenta pela primeira vez em Salvador no dia 04 de abril, 19h30, com entrada franca, na sede do Instituto (Lad. Barra). O Instituto Cervantes traz ao Brasil mais uma obra prima da música espanhola, o cantor vem ao país para seis apresentações e depois volta a Europa para cumprir agenda em importantes eventos de cultura como o Circuito de Belas Artes de Madrid 2014 e a Feira do Livro de Salamanca. Durante suas apresentações ele comenta o contexto literário das obras interpretadas lustrando o discurso musical com sua visão pessoal sobre os autores escolhidos. 

Trovadores, Místicos e Românticos” é um passeio por uma parte do amplio e variado jardim da poesia espanhola. Gravado em 1990 o livro-disco fez uma apanhado as melhores músicas produzidas pelo artista entre 197a e 1984. Todo o trabalho musical de Amancio Prada, como compositor e como intérprete, tem uma base literária que abrange desde as Cantigas dos primeiros trovadores galaico-portugueses dos séculos XIII y XIV, passando pelo romanceiro, os místicos e românticos, ate a poesia contemporânea. São inúmeros os poetas que ele tem musicado seus poemas, a exemplo de Jorge Manrique, Rosalía de Castro, San Juan de la Cruz, Federico García Lorca, Álvaro Cunqueiro, Agustín García Calvo, Manuel Vicent y Chicho Sánchez Ferlosio.

Amancio Prada nasceu em 1949 em León e desde sempre esteve envolvido com a música, seu primeiro contato foi fazendo coro em igrejas na cidade. A carreira profissional do cantor praticamente foi iniciada em Paris, em 1972, período em que se formou em sociologia e que também fez aulas de harmonia, composição e violão. Começou a ganhar repercussão nas rádios e TVs na França depois que se apresentou com o famoso cantor francês Georges Brassens. Apesar do grande valor que teve na França, resolveu regressar a Espanha em 1975. Desde lá até hoje, o cantor já gravou mais de 20 trabalhos.


SERVIÇO

O Que? Apresentação Amancio Prada
Onde? Instituto Cervantes de Salvador (Lad da Barra)
Quando? 04 de abril de 2014
Quanto? Grátis 
Hora: 19h30

"Verdade e linguagem em Nietzsche" é lançado no Teatro Martim Gonçalves


No dia 9 de abril de 2014, será lançado no Lançamento Coletivo da Edufba, realizado no Teatro Martim Gonçalves, o livro Verdade e linguagem em Nietzsche, dos organizadores Márcio José Silveira e André Luís Mota Itaparica. A obra foi construída a partir das apresentações dos autores feita no XXXII Encontros Nietzsche, realizados em maio de 2012 em Salvador, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (UFBA).No livro, os autores buscam mostrar a diversidade e multiplicidade possíveis que o estudo da relação entre verdade e linguagem na obra de Nietzsche permite. Ao mesmo tempo, debatem a questão da centralidade do problema na obra do filósofo alemão como um todo. Os autores permeiam questões relacionadas à linguagem, gramática, perspectiva retórica, metafísica, vida e outras questões filosóficas.


Serviço

O quê: Lançamento de Verdade e linguagem em Nietzsche
Onde: Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro da UFBA – Canela)
Quando: 9 de abril de 2014
17 horas

Museu Eugênio Teixeira Leal exibe filmes alemães



Começa na terça-feira (08.04), a mostra de filmes alemães promovida pelo Sesc em parceria com o Museu Eugênio Teixeira Leal / Memorial do Banco Econômico. Temas como a Segunda Guerra Mundial e a vida na Alemanha Oriental após a unificação do país, serão os principais temas abordados.

Na primeira etapa, o cinema contemporâneo da Alemanha será representado em várias sessões, ao longo do primeiro semestre, exibidas gratuitamente no Cineteatro Góes Calmon, ambiente seguro, climatizado e com acesso para portadores de necessidades especiais. O espaço está localizado no 1º andar do Museu Eugênio Teixeira Leal / Memorial do Banco Econômico.

Serviço:
O quê? Mostra de filmes alemães.
Quando? 8, 9 e 10 de abril – 2014 às 14h.
Onde? Rua do Açouguinho, 01. Pelourinho. Salvador, Bahia.

Programação:

08.04.14 (terça - feira) às 14h. Adeus, Lenin!
Direção: Wolfgang Becker 
Sinopse: Pouco antes da queda do muro Christiane Kerner entra em coma. Quando ela finalmente volta a consciência, oito meses depois, seu médico recomenda que a família seja        cautelosa, pois ela deve ser poupada de qualquer choque ou    surpresa. Para sua família, resta a árdua tarefa de recriar um mundo fictício.
Duração: 121 min.

09.04.14 (quarta-feira) às 14h. Bem vindo À Alemanha.
Direção: Yasemin Şamdereli
Sinopse: Depois da II Guerra Mundial a Alemanha necessitava de mão de obra estrangeira para a sua reconstrução e posterior crescimento, isso fez com que muitos fossem à Alemanha em busca de melhor sorte. A maior comunidade imigrante em Alemanha é, sem dúvida, de origem turca e este longa irá demonstrar esse fato.
Duração: 95 min.

10.04.14 (quinta-feira) às 14h. Yella.
Direção: Christian Petzold.
Sinopse: Divorciada e sem perspectiva de evolução na carreira, Yella Fichte (Nina Hoss) vai tentar a sorte em outra cidade.
Conhece Philipp (Devid Striesow), torna-se sua assistente, ganha dinheiro e parece progredir... É aí que o passado volta para atormentá-la, mudando o que parecia tranquilo.
Duração: 90 min.

Oficina de Jongo resgata costumes angolanos em Salvador