segunda-feira, 14 de julho de 2014

Orí estreia no Teatro Gamboa Nova



Orí (o olho por onde eu vejo deus é o mesmo olho por onde ele me vê) é um espetáculo que busca inspiração no estudo dos itans da Mitologia dos Orixás, conservando suas simbologias mais marcantes. O ponto de partida é a ideia do espelho, do sujeito que se reconhece culturalmente buscando seu corpo-memória, repleto de sensações abandonadas e desaparecidas no tempo e no espaço. Através desta dualidade, o solo desloca-se do universo da abstração e imaterialidade, reconstruindo no mundo palpável e visível da matéria, diversas corporalidades que são também uma configuração, já que não há uma forma fechada de sua possível dimensão física. 




“São histórias comuns, de gente comum, resgatando oralidades diluídas, quase que apagadas de nossas memórias” – reflete Thiago Romero, que protagoniza o projeto em cartaz no Teatro Gamboa Nova, curta temporada, dias 25 (sexta), às 20h e 26 (sábado), às 17 e 20h, com ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia). Processo do Coletivo Mutum, Orí mergulha na memória afetiva e no confronto entre a ancestralidade e o mundo contemporâneo, através da poesia e força que estão presentes na cultura africana.Fala daquilo que somos feitos sem a grandiloquência dos heroísmos de gelo, mas com a grandeza da vida. Uma espécie de cosmogonia, a criação do mundo a partir da existência de pequenas fogueiras, a valorização do indivíduo dentro de seu contexto formador. Para Romero, é um “entender o homem” através de sua ancestralidade é colocá-lo novamente diante de seu mundo imaterial, do que está impresso em sua epiderme, uma possibilidade de resgatar valores humanos esquecidos, reflexos de uma sociedade rica em conhecimento, desenvolvimento e tecnologia, porém carente de sentido de existência. 






Assim, Orí caminha no sentido de estabelecer relações entre o sistema familiar na contemporaneidade e a família de santo, revendo as aproximações e transmutações inerentes as duas, que sofrem a influencia do tempo, mas também o superam, gerando um terceiro elemento que sintetiza e harmoniza estas duas esferas. 

Serviço 
Quando: 25 e 26/07/14 (sexta e sábado)
Horário: 20h ( sexta) / 17h e 20h (sábado)
Classificação: Livre
Contatos: 71 332922418 (Teatro) / 71 9217 8024

Nenhum comentário:

Postar um comentário