segunda-feira, 8 de abril de 2013

Um "abraço dourado" em Salvador - Projeto Raabe incentiva mulheres a enfrentarem o medo da violência doméstica



Estudo realizado pelo DataSenado, serviço da Secretaria de Pesquisa e Opinião do Senado Federal, mostra que a Lei Maria da Penha é conhecida por 99% das brasileiras. Ainda assim, 74% das mulheres apontam o medo do agressor como principal causa para não denunciar a violência sofrida.Para ajudar essas mulheres a modificar essa triste realidade, o projeto Raabe, da Igreja Universal, idealizado pela escritora Cristiane Cardoso, conta com um suporte de voluntárias, que prestam apoio especializado, como orientação jurídica, psicológica, assistência social e emocional.

O grupo Raabe de Salvador, na Bahia, realizou, no final de março, o evento chamado carinhosamente de “Abraço dourado”, como uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A cor dourado, assim como o amarelo, está associada ao sol, à abundância e ao poder. É uma cor inspiradora que desperta criatividade, estimula as atividades mentais e o raciocínio.A voluntária Adriana Marinho conduziu uma dinâmica entre as participantes do encontro. Ela tinha em mãos uma caixa como se estivesse embrulhada para presente. Uma das mulheres teria que ser corajosa para abri-la mesmo sabendo que dentro poderia encontrar algo ruim. Qual não era a surpresa quando dentro da caixa encontrava um lindo presente.Adriana afirmou que com a brincadeira pôde ensinar às participantes como enfrentar os medos e abrir uma porta para a felicidade.

O evento contou também com a presença de Patrícia Bernardes, jornalista e gestora social do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Salvador. “Fico muito feliz em participar do encontro e saber que tantas mulheres dispõem de seu tempo para se empenhar e fazer algo especial para quem se sente só. Eu me sinto abraçada, pois fui uma vítima de violência e não conseguia romper o meu silêncio”, contou a gestora.As voluntárias do projeto Raabe estão unidas em uma só fé e firmes no mesmo propósito, o de ajudar e fortalecer mulheres que sofrem violência doméstica, verbal, sexual e moral. Em 2 anos, o projeto já está presente em várias cidades brasileiras e no exterior. As reuniões acontecem mensalmente. Fique atenta para saber qual será a próxima e acesse o site (http://projetoraabe.com/home/).

Foto/Fonte: ARCA UNIVERSAL redacao@arcauniversal.com

Um comentário: