terça-feira, 6 de novembro de 2012

I Seminário Luís Gama de Cidadania e Direitos Humanos



Em alusão a um dos maiores heróis do povo brasileiro, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SJCDH, realizará na próxima terça e quarta-feira (06 e 07/11) no Auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães – FLEM, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o 1º Seminário Luís Gama de Cidadania e Direitos Humanos.
O evento destinado a Estudantes, Professores e Sociedade Civil, tem o objetivo de fortalecer discussões na promoção da Cidadania e Direitos Humanos no Estado da Bahia, e faz partes das comemorações do Novembro Negro, mês da consciência negra.
O secretário, Almiro Sena fará a conferência de abertura no dia 6/11 às 19h. No dia seguinte, a partir das 8h30, os participantes terão a oportunidade de ampliar as discussões e adquirir conhecimento sobre a importância do Dia da Consciência Negra com diversos especialistas no assunto. Os palestrantes serão Elias Sampaio, secretário de Promoção da Igualdade Racial- SEPROMI, João Jorge presidente do Grupo Cultural Olodum, e Dr. Hélio Santos, presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade e professor da Fundação Visconde de Cairu.

O homenageado

Luís Gonzaga Pinto da Gama nasceu na Bahia, no século 19. Foi patrono da cadeira nº 15 da Academia Paulista de Letras, poeta e jornalista. Como advogado, conseguiu a liberdade de mais de 500 escravos, tornando-se um dos mais combativos abolicionistas da história. É dele a frase: “Perante o Direito, é justificável o crime do escravo perpetrado na pessoa do Senhor”. Sua principal obra foi “Primeiras trovas burlescas de Getulino”, de 1859, onde se encontra a sátira “Quem sou eu?”, também conhecida como Bodarrada.

Um comentário:

  1. foi um debate interessante não sabia que luis gama FOI UM DOS MAIORES HERÓIS DO POVO BRASILEIRO AJUDOU O POVO QUE ERA MUITO SOFRIDO FOI VENDIDO COMO ESCRAVO PELO PRÓPRIO PAI MESMO COM TUDO ISSO ESTUDOU FOI UM ADVOGADO LUTOU PELO SEU POVO TEVE UMA MORTE MUITO TRISTE ELE ERA DIABÉTICO E MORREU POBRE NÃO ESQUECEREMOS ASS. DANIELA

    ResponderExcluir