domingo, 2 de setembro de 2012

Simpósio Internacional "A Bahia e as suas representações Culturais Estrangeiras: Políticas de Cultura entre o Global e o Local"


A diplomacia cultural, o papel das representações culturais estrangeiras em Salvador e as perspectivas de cooperação com o Estado da Bahia serão os assuntos debatidos durante o Simpósio Internacional "A Bahia e as suas representações Culturais Estrangeiras: Políticas de Cultura entre o Global e o Local", realizado com entrada franca nos dias 04 de setembro no Goethe-Institut (ICBA) e no dia 05 de setembro no Instituto Cervantes de Salvador, a partir das 9h da manhã.

As relações diplomáticas no campo da cultura é parte importante da política externa de qualquer país e vem sendo usada na tentativa de fazer valer os interesses no exterior. O primeiro dia do evento a ser realizado no Goethe-Institut Salvador, será dedicado ao debate da função dessa diplomacia, discutindo se o verdadeiro estímulo para esse "investimento" dos países é tão somente proporcionar o intercâmbio cultural enriquecedor, ou servem como disfarce para que países atuantes alcancem seus interesses na política real?
O diretor do Instituto Cervantes de Salvador, Anastásio Sánchez, participa como comentarista na última mesa redonda, no dia 05/09, onde o Secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, palestra juntamente com o diretor Cultural do Cervantes, Alberto Tuá e a assessora de Relações Internacionais da UFBA, Ana Rosa Ramos. Neste mesmo dia participam também como comentaristas, o diretor do Goethe-Institut/ICBA, Ulrich Gmunder e o diretor artístico do Instituto de Cultura Brasil Itália Europa, Pietro Gallina.

O evento é realizado em parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Faculdade de Comunicação da UFBA, Instituto Cervantes, ICBIE, Goethe-Institut Salvador-Bahia/ICBA.

Programação:

Terça feira, 4 de setembro:

Conferências sobre diplomacia cultural: realidades, expectativas e metas; análise das funções de representações culturais estrangeiras em plano mundial e sua relação com as políticas culturais nacionais.
Convidados:
9h - 12h
- Gerd Ulrich Bauer, Universidade de Bayreuth (Alemanha)
- Alvaro Martinez-Cachero Laseca, Conselheiro de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil

14h - 17h
-Paulo Miguez, IHAC-UFBA
- Mônica Lessa, Relações Internacionais – UERJ
Coordenação: Adriano Sampaio, FACOM-UFBA

OBS: Lançamento da publicação “Goethe-Institut Salvador-Bahia/Instituto Cultural Brasil-Alemanha: Breve Introdução a Meio Século de Disseminação Cultural na Bahia”, TCC de Cláudia Hermínia Silva Cruz e Jeane Aguiar de Moura

Quarta-feira, 5 de setembro:

Mesa redonda sobre o papel das representações culturais estrangeiras em Salvador ao longo das últimas décadas e a situação atual nas diversas áreas culturais.

Convidados:

9h - 12h

- José Francisco Serafim, FACOM-UFBA
- Renato da Silveira, IHAC-UFBA
- Cristina Castro, Teatro Vila Velha
- Fátima Dias Costa, Presidente do Conselho da Aliança Franc.

14h - 17h

Palestras sobre as políticas culturais do Estado da Bahia e suas relações com as representações culturais estrangeiras no Estado; perspectivas de cooperação

- Albino Rubim, Secretário de Cultura da Bahia
- Ana Rosa Ramos, Assessora de Relações Internacionais-UFBA
- Alberto Tuá, coordenador de Cultura do Instituto Cervantes
- Ulrich Gmünder, diretor do Goethe-Institut/ICBA
- Pietro Gallina, diretor Artístico do ICBIE

Coordenação: Roberto Severino, Facom-UFBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário