segunda-feira, 11 de junho de 2012

"Síndrome de Cirilo"



Por Daniela Gomes


Há poucos dias o SBT (um Canal de TV do Brasil) começou a mostrar uma nova versão da novela mexicana Carrossel, que foi um sucesso quando eu era criança e teve como um de seu principal atrativo a paixão de um menino negro pouco para uma garota branca pequena e seu desprezo por causa de sua situação social e sua raça.

Na história original Cirilo sofrer com todos os tipos de humilhação, enquanto ele tenta desesperadamente obter atenção Maria Joaquina e ela responder de forma agressiva, incluindo a violência fazendo o menino sofrer bullying.

Eu fiquei muito triste quando li um artigo onde o autor (que é casada com o dono do canal de TV) da nova versão da novela, disse que iria manter todos a racismo "cenas, porque ela gostaria de ser fiel à versão original e porque ela acreditava que ele iria ajudar a mostrar um problema real no Brasil.

No mesmo instante, eu me perguntava como mostrar uma humilhação menino negro na TV no horário nobre, sem mostrar qualquer tipo de reação dele pode ajudar a combater o racismo? Fiquei triste quando vi que meu sobrinho e sobrinha estavam assistindo a novela, mas porque eu não podia fazer nada para fazer meus protestos sobre este audível, eu comecei a me perguntar sobre o assunto.

Pensei na hora em que eu assistir a primeira versão da novela e como eu sofri com a injustiça cometida pela menina e com o sofrimento de Cirilo. Pensei quão felizes nós sentimos quando Cirilo ganhou um carro motorizado, negro como ele, em uma loteria e teve uma corrida com um rapaz considerado bonito na história, que era rico e tinha um carro motorizado branca como ele. (Na história de Maria Joaquina era apaixonada pelo menino branco e insistiu em mostrar para Cirilo como ela e o outro menino foram iguais e superiores às Cirilo). Era como se estivéssemos tinha ganho com ele.

Eu pensei sobre todos os meninos que receberam o apelido de Cirilo em suas escolas durante esse tempo. E eu comecei a me perguntar se não ajudar a desenvolver sobre os meninos da minha geração (hoje em dia os homens que tem 30 anos aproximadamente), Síndrome de Cirilo ".

O que eu chamo aqui Síndrome Cirilo ', é a necessidade que alguns homens têm de aceitar ser tratados de forma inferior quando este tipo de tratamento vem de uma mulher branca.

Eu nunca vou julgar relações pessoais, porque eu não controlo o coração das pessoas, mas tenho visto muitos homens negros sendo humilhados e aceitar esta humilhação demitiu apenas porque querem ter uma mulher branca em seus lados.

Eu pergunto a mim mesmo se o comportamento mostrou nesta "inocente" novela, não poderia ajudar a criar a mente resignada de muitos homens negros, que aceitam ser chamado de macaco por suas namoradas como se fosse um apelido bonito.
Eu me pergunto se em nossa sociedade onde o mito da democracia racial continua fazendo a sua lavagem cerebral bem sucedido, onde o problema principal é preto ele / ela própria identidade mau formada, ou a falta de identidade, não seria um desserviço para criar uma nova geração das vítimas desta síndrome que só pode criar uma baixa auto-estima.

Infelizmente eu não tenho respostas agora, apenas perguntas, mas eu realmente adoraria se o movimento negro poderia começar a protestar para pedir essa senhora que está adaptando a novela para a realidade brasileira, para criar um efeito que teria qualquer tipo de reflexão e iria mostrar o horror do racismo em nossa sociedade. 

Fonte: afroeurope. blogspot

Um comentário:

  1. Olá,
    Meu nome é Daniela e escrevo o blog afroatitudes.blogspot.com gostaria de agradecer por ter partilhado meu post.
    Abços

    ResponderExcluir