sábado, 16 de julho de 2016

Centro Histórico sedia Prêmio Mulheres Negras 2016‏


A Associação de Terreiros da Liberdade e Adjacências - Egbe Axe ,que tem como presidente a Yalorixá Diana de Oxum , realiza na próxima segunda (25), às 18hs, no Museu Sete Candeeiros (Centro Histórico) a 4ª Edição do Prêmio Mulheres Negras Contam a Sua História . O Prêmio “ Mulheres Negras Contam Sua História “ é promovido pela Associação de Terreiros da Liberdade e Adjacências – Egbé Axé em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador , através da Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR) e empresas parceiras do projeto .

Lista de Mulheres Negras Homenageadas 2016

Vilma Reis ( Ouvidora Geral da Defensoria Pública da Bahia)
Viviam Caroline (presidente da Banda Didá)
Mônica Anjos
Mel Adùn ( Editora da Oguns Toque)
Yalorixá Lila D’Oxum ( Ilê Axé YáTomin )
Ebomi Nice de Oyá (Terreiro Casa Branca)
Lindinalva de Paula (membro da Rede de Mulheres da Bahia)
Ivana Flores (Jornalista)
Drª Germana Pinheiro ( vice -presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB Bahia )
Drª Edna Alcântara ( Nengua de Nkissi do Terreiro Gunzo Mutalombo Junssara )
Jane Salles ( Bloco Afro Malê Debalê )

Políticas Públicas de Inclusão Social

A Associação de Terreiros da Liberdade e Adjacências – Egbé Axé é uma associação que possui atualmente cerca de 120 terreiros credenciados e é presidida pela Yalorixá Diana de Oxum desde 2011. O objetivo do Egbé Axé é promover eventos para a promoção e debate de políticas públicas da igualdade de direitos dentro das religiões de matriz africana através da realização de debates, fóruns, seminários, ciclos de palestras e premiações que destaquem as principais ações realizadas junto a sociedade civil organizada.
Em Julho de 2012, a Associação de Terreiros da Liberdade Egbé Axé promoveu no Dia Internacional da Mulher Negra na América Latina e no Caribe , o I Encontro de Mulheres Negras no Teatro Sesc Bahia (Aquidabã) às 18hs onde foi discutido por diversas mulheres negras representantes dos órgãos públicos municipais , estaduais e da sociedade civil o tema : “ O Papel da Mulher Negra na Sociedade Brasileira “ . O evento também contou com exposições de arte de diversos artesãos, desfile de moda promovido por empreendedores negros e música .
No mês de Outubro de 2012, a Associação de Terreiros da Liberdade Egbé Axé realizou o I Seminário “ Relações de Gênero nas Religiões de Matriz Africana” no Espaço Cultural da Barroquinha em parceria com a Superintendência de Política para Mulheres de Salvador (SPM) , o Instituto Odara e o Fundo de Inclusão Educacional de Mulheres Afrodecendentes (FIEMA).
Em Julho de 2015 , a Associação de Terreiros da Liberdade Egbé Axé realizou a III Edição do Prêmio Mulheres Negras Contam a Sua História premiando nomes como a atual ministra da Justiça , Luislinda Valois e a atual secretária Municipal da Reparação Ivete Sacramento.

Serviço :
O quê : Prêmio “ Mulheres Negras Contam Sua História
Quando :25 de julho de 2016 às 18hs
Onde : Museu Casa Sete Candeeiros (Centro Histórico)
Realização : Associação de Terreiros da Liberdade e Adjacências – Egbé Axé e Prefeitura Municipal de Salvador .
        

sábado, 9 de julho de 2016

"MariaS Em Silêncio" no combate a violência em Salvador



O  Projeto “ MariaS Em Silêncio -  Combate a Cultura da Violência Contra a Mulher em Salvador ”  foi criado pela jornalista , ex – assessora técnica do gabinete da Superintendência de Políticas para Mulheres (SPM ) e gestora social Patrícia Bernardes que pretende percorrer  escolas municipais e estaduais ,condomínios,centros sociais urbanos , ongs , associações , terreiros ,igrejas e espaços públicos através de “ Rodas de Conversas Itinerantes” com uma equipe multidisciplinar formada por advogadas , delegadas , psicólogas, promotoras e gestoras sociais  que são parceiras convidadas como palestrantes  voltadas para o nosso tema .

Nosso público alvo é formado por homens e mulheres , mães , acadêmicas  entre 14 e 50 anos que necessitem de  esclarecimento de dúvidas  sobre o tema e não sabem como falar sobre o assunto ou lidar com qualquer tipo de violência no dia a dia sem distinção de cor , raça ou cultura religiosa  .  
Contamos com você como nosso parceiro nessa batalha contra a “ Cultura do Estupro” 2016 . Estamos a disposição e solicitamos a sua instituição como parceira neste mês de Julho 2016. 
Aguardamos a sua melhor data e horário para realização de nossa “Roda de Conversa Itinerante”

Atenciosamente ,
Patrícia Bernardes Sousa

(71) 98833-0589 

Bate Papo "Mulheres Negras na Arte" em Salvador


Audiência Pública debate cultura do estupro em Salvador


Vilma Reis recebe Medalha Zumbi dos Palmares


"Legislação Racial" é tema de roda de conversa em Salvador