terça-feira, 14 de maio de 2013

MinC prepara profissionais para nova versão do Salic em Salvador





Voltadas a proponentes e pareceristas da área cultural, as Oficinas de Capacitação para o novo Salic acontecerão nos dias 22 e 24 de maio no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho


O Ministério da Cultura (MinC) apresenta a nova versão do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) aos proponentes de projetos culturais e pareceristas do setor, nos dias 22 e 24 de abril, no Museu Eugênio Teixeira Leal.

O treinamento será dado pela equipe Gestora do Sistema Salic da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic). As Oficinas de Capacitação para o novo Salic não exigem inscrição prévia e são uma realização da Representação Regional do MinC na Bahia e Sergipe e da Sefic.

O novo Salic é uma ferramenta com maior agilidade, eficiência e segurança ao fluxo de tramitação de projetos culturais, porque todas as fases de tramitação, desde a admissibilidade até a prestação de contas, passam a ser automatizadas.
“São inúmeras melhorias que diminuirão o tempo de análise, simplificarão os fluxos de trabalho, reduzirão a quantidade de papel emitido e tornarão o processo mais seguro”, afirmou o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), Henilton Menezes.
Mudanças – As principais mudanças na nova versão do Salic são de cunho tecnológico, conferindo mais dinâmica ao processo e garantindo menor tempo de resposta à ação do usuário. Todas as comprovações financeiras e físicas, solicitações de readequação, fiscalização e acompanhamento do projeto passam a se dar de forma eletrônica.
O novo sistema também traz melhor navegabilidade. As novas funcionalidades de gerenciamento fazem com que o antigo espaço do proponente se transforme em um Escritório Virtual, que se trata de um ambiente sistematizado e organizado para facilitar o acompanhamento do projeto.
Além disso, o Escritório proporciona agilidade no atendimento das solicitações, reduz custos e registra a evolução física e financeira durante a execução do projeto.
Essa medida permite ao proponente fazer a gestão do projeto via sistema, dispensando controle paralelo e, em muitos casos, a contratação de consultoria para a execução do projeto.
Tempo real – Para o MinCserá possível acompanhar a execução em tempo real, com intervenção imediata, caso apareça alguma inconsistência, reduzindo com isso seu tempo de resposta.
A nova versão do Salic foi uma iniciativa do MinC através da parceria entre a Sefic e Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração.
As Oficinas de Capacitação para o novo Salic ocorrem em dois dias para diferentes públicos, abordando distintas funcionalidades do sistema. No dia 22/05, ela é voltada aos proponentes de projetos culturais. No dia 24/05, o foco da capacitação é a preparação dos pareceristas.

Serviço
Oficinas de Capacitação para o novo Salic
Para proponentes
Data: 22/05
Horário: 9h às 18h

Para pareceristas
Data: 24/05
Horário: 9h às 18h

Local: Museu Eugênio Teixeira Leal (Memorial do Banco Econômico), Rua do Açouguinho nº 1, Pelourinho, Salvador-BA.

As atividades não exigem inscrição e são gratuitas.

Contato Regional MinC BA/SE: (71)  3417-6918/6923



"Dia da África " celebra educadores na Assembleia Legislativa na Bahia


Peça "Entre Nós " leva a diversidade aos palcos de Salvador





Sucesso arrebatador entre jovens e adultos, com três premiações pelo Prêmio Braskem de Teatro (Melhor Espetáculo, Melhor Ator – Igor Epifânio – e Melhor Texto), Entre Nós – uma comédia sobre diversidade volta a cartaz nos dias 17, 18, 24, 25, 26 e 31 de maio e 1º e 2 de junho, de sexta a domingo, sempre às 20 horas, no Teatro Molière.

Com texto, direção, iluminação e figurino de João Sanches (Eu Te Amo Mesmo Assim/ Pague Pra Ver), Entre Nós – uma comédia sobre diversidade traz no elenco Igor Epifânio (Drácula / Mestre Haroldo e os Meninos / A Bofetada) e Anderson Dy Souza (As Velhas / Policarpo Quaresma) no papel de atores que tentam inventar na hora uma história de amor entre dois jovens gays. Para isso, eles enfrentam uma série de situações conflitantes e engraçadas, até decidirem o destino dos personagens Rodrigo e Fabinho.

Assim como na vida real, Entre Nós – uma comédia sobre diversidade apresenta um nó difícil de ser desatado. Enquanto os personagens, Rodrigo e Fabinho, encaram suas sexualidades com naturalidade, os atores que os interpretam se constrangem, se confrontam e se atrapalham em cenas carregadas de humor. Esses momentos são pontuados pela trilha sonora executada ao vivo por Leonardo Bittencourt, que também assina a direção musical.

No decorrer da criação do enredo, os atores da ficção se confrontam com os seus próprios preconceitos e visões de mundo. Isso pede para que o público decida sobre o desfecho da peça: se o casal de personagens deve ficar junto ou não. Segundo o encenador, a importância desse trabalho é discutir o respeito às diferenças. “A comunidade LGBT ainda não tem uma legislação que proteja seus direitos. No caso da homofobia, por exemplo, não existe uma lei como a Maria da Penha ou um Estatuto do Idoso”, afirma Sanches.

Recentemente, o espetáculo Entre Nós – uma comédia sobre a diversidade foi convidado para participar, em julho, do XXVIII Festival Internacional de Teatro Hispano (FITH) em Miami e, em agosto, de uma temporada no Teatro Itália, via o Circuito Baiano de Teatro, apresentado pelo Premio Braskem de Teatro e o Governo da Bahia.

Agradando ao público e a crítica desde 2010

A peça surgiu quando foi contemplada com o Edital de Culturas LGBT do Centro de Culturas Populares e Identitárias em 2010, contando com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura e da Fazenda do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura. Desde novembro de 2011, quando fez as primeiras apresentações gratuitas nas escolas da rede pública de ensino, Entre Nós foi bem recebida pelos alunos. “Eles riram muito, comentaram e torceram pelos personagens. Na cena final, fotografaram, gravaram e aplaudiram. Parecia um jogo de futebol”, diz o diretor. A estreia da montagem aconteceu em janeiro de 2012 no Teatro Gamboa Nova, e depois foi apresentada no Theatro XVIII, Cine Cena Unijorge, FILTE, FIAC, Teatro Molière e no Projeto Verão Cênico da FUNCEB, em Alagados, Vitória da Conquista, Módulo e Alagoinhas e no Centro de Cultura de Jequié.


Estupro é tema no Centro de Referência Loreta Valadares




Café Filosófico discute afetividade na SPD Pelourinho


terça-feira, 7 de maio de 2013

SPM Municipal vai a Brasília para fortalecer Centro de Referência em Salvador




A Superintendente de Políticas para Mulheres de Salvador  , Mônica Kalile , esteve em Brasília nesta quinta (02/05), às 11hs,na Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres  de reunida com Drª Luana Grillo , coordenadora Geral de Fortalecimento da Rede e Drª Ana Teresa Iamarino , diretora de Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres  com o objetivo de firmar novas parcerias federais para reestruturação do Centro de Referência Loreta Valadares .

Foto/Fonte: Drº Rafael Cardoso Ferreira


11ª Semana Nacional de Museus em Salvador







Na vida moderna, sequer observamos detalhadamente as cédulas que temos em mãos, tal a pressa com que a manuseamos nas freqüentes transações comerciais.O dinheiro tem a função de ser, ao mesmo tempo, elemento monetário e de comunicação, pois informa e divulga os feitos das grandes figuras da história.Nessa exposição, poderemos contemplar cédulas com a figura de ilustres brasileiros como políticos, economistas, inventores, músicos e escritores que contribuíram com a nossa cultura e deixaram um legado para a posteridade.

Período: Maio / 2013
Horário: Terça a Sexta-feira das 09h às 18h.
Sábados e Domingos das 13h. às 17h.                                  
Contato do Setor Responsável: metl.museografia@gmail.com
Acesso: Gratuito
Local: Sala da Memória. Térreo do Museu Eugênio Teixeira Leal
Endereço: Rua do Açouguinho, 01. Pelourinho.

DEM Mulher visita SPM Municipal



A Superintendente de Políticas para Mulheres de Salvador , Monica Kalile, recebeu na tarde desta segunda (06/05) , às 15hs, a visita de Isabella Barreto ,  representante do Núcleo de Mulheres do partido Democratas (DEM) , com o objetivo de estreitar laços na construção de políticas para as mulheres da capital baiana e conhecer o programa de execução do novo Centro de Referência Loreta Valadares (CRLV) no bairro dos Barris.

Cine SPM mobiliza mulheres no Centro de Referência Loreta Valadares


1ª Rodada de Diálogo sobre capoeira e samba em Salvador


Inscrições abertas para seminário sobre redução da maioridade penal em Salvador



Com o objetivo de ampliar e qualificar o debate sobre a redução da maioridade penal, considerando as normativas da Lei 8.069/90 (ECA), a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) abre as inscrições do seminário Redução da Maioridade Penal: um olhar sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que acontece no próximo dia 20, às 14h, no Teatro da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), no Cabula.
O tema do terceiro encontro do Ciclo de Seminários Integração: transformando práticas e vivências em Socioeducação foi substituído, considerando a relevância da discussão atual que envolve a redução da maioridade penal.
O tema apresentado na programação para o mês de maio, Família no contexto socioeducativa: diversas formações e Saúde Mental e acolhimento familiar: responsabilidade do Estado e da família, ficará para outra data.

Os interessados podem fazer as inscrições através do email coeduca.inscricoes@gmail.com. Mais informações: (71) 3116.2952.




ASCOM Fundac
Luciana Rosa
DRT - 3122/BA

“Meu orixá não é vegetariano” afirmam religiosos de matriz africana em Salvador



Sessão foi transformada em especial para ouvir líderes religiosos sobre proibição de oferendas com animais

“Meu orixá não é vegetariano”, dizia um cartaz exibido por seguidor do candomblé. “Abolição animal. Eles merecem respeito”, rebatia outro cartaz, desta vez sustentado por militantes da causa animal, defensores do projeto do vereador Marcell Moraes (PV), que proíbe a utilização de animais nas oferendas da religião de matriz africana. Esse foi o clima na sessão ordinária de hoje (6) da Câmara Municipal de Salvador, que foi transformada em especial, por sugestão da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), para que as lideranças religiosas e os militantes do PV pudessem se manifestar.
O autor do projeto compareceu à sessão, mas não se pronunciou nem atendeu ao apelo, tanto dos manifestantes quanto dos colegas vereadores, para que retirasse o projeto. E se retirou do plenário, impossibilitando a votação em regime de urgência urgentíssima. Diversos vereadores, dos mais diferentes partidos, se posicionaram pela inconstitucionalidade da proposta de Marcell. Diante disso, ficou marcada uma reunião extra da Comissão de Constituição e Justiça, às 11 horas desta terça-feira (7), para emitir e votar parecer contrário à aprovação do projeto.

Sacerdotes
O presidente da Casa, vereador Paulo Câmara (PSDB), acatou a sugestão de transformar a sessão em especial e recomendou que a CCJ antecipasse a reunião para apresentar parecer, atendendo aos anseios do povo de santo que lotava o Plenário Cosme de Farias, as escadarias e pátio interno da Câmara. Hilton Coelho (PSOL) defendeu que as ialorixás e os babalorixás, “sacerdotisas e sacerdotes, tão importantes quanto quaisquer outros líderes religiosos”, fossem convidados a participar da sessão. 
Manifestaram-se também contra a aprovação do projeto, por considerá-lo um afronta às tradições das religiões de matriz africana, os vereadores Sílvio Humberto e Fabíola Mansur (PSB); Gilmar Santiago, Waldir Pires, Moisés Rocha, Carballal e Suíca (PT); Alfredo Mangueira e Pedrinho Pepê (PMDB); Edvaldo Brito (PTB), Everaldo Augusto (PCdoB), Odiosvaldo Vigas (PDT), Leo Prates (DEM), Isnard Araújo (PR), Joceval Rodrigues (PPS), Kiki Bispo (PTN), Leandro Guerrilha (PSL), Heber Santana (PSC), Euvaldo Jorge (PP) e Tiago Correia (PTN).
A sessão especial foi presidida pelo vereador Arnando Lessa (PT), 1º secretário da Casa, que convidou para compor a mesa os vereadores Edvaldo Brito e Aladilce Souza; a ebome Nice de Oyá, makota Valdina Pinto, Raimundo Konmannanjy (presidente da Acbantu – Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu), Jacilene Nascimento (diretora da Acbantu) e o tata Eurico Alcântara (Núcleo de Religiões Afro-Brasileiras da PM). 
O vereador Silvio Humberto presidiu parte da sessão, a convite de Lessa. Todos os oradores classificaram a sessão como histórica e uma demonstração do poder do povo de santo e dos que defendem a liberdade de culto religioso.