sábado, 19 de janeiro de 2013

O Senhor do Bonfim a sua Lavagem e as suas Promessas

 
“Andar com fé eu vou... que a fé não costuma  faiá ”  já dizia Gilberto Gil em uma das suas músicas conhecidas mundialmente. E por que não andar com fé pra pagar as nossas promessas?
A capital baiana amanheceu nesta quinta  (17/01) , em plena  Lavagem do Senhor do  Bonfim,  em meio a um debate que roubou a cena da própria festa religiosa que reuni baianos e turistas ano após ano.
Que debate é esse? Qual o orixá da vice- prefeita Célia Sacramento? Qual o propósito dela em sair às ruas da cidade baixa vestida de baiana até a Colina Sagrada?
Voltando no tempo, durante a corrida eleitoral em 2012,    quando questionada sobre a sua fé no Programa Perfil & Opinião, exibido pela TVE (Bahia), a então vice- prefeita afirmou que caso ganhasse as eleições para a gestão municipal de Salvador iria vestida de baiana até as escadarias da Igreja do Senhor do  Bonfim como forma de agradecimento .
Em tempos de uma gestão estadual “aprisionada” politicamente pelos seus próprios erros, a oposição ainda “desorganizada” já consegue promover “debates inglórios” sobre algumas questões relevantes:
1.Qual o orixá representado pelas contas colocadas no pescoço da vice-prefeita?
2.A roupa escolhida pela vice-gestora municipal  foi de fato para pagar uma promessa ou para resgatar o desfile feito pelas baianas de acarajé, atualmente tombadas como Patrimônio Imaterial pela gestão estadual, às vésperas de perder espaço para a Mc Donald no novo Estádio da Fonte Nova ?
3.A roupa utilizada por Antônio Carlos Magalhães Neto simbolizava o branco da paz ou era uma alusão aos sacerdotes do Candomblé na capital baiana ?
4. Onde estavam os assessores de imprensa da então vice- prefeita da capital baiana que permitiram a apresentação pública dela em diversos veículos de comunicação durante a Lavagem do Senhor do Bonfim?
Enfim... Foram lançados os tais questionamentos que morreram “ agonizantes” já que com apenas 17 dias de gestão, nada mais poderia ser analisado e observado a não ser a roupa da vice- prefeita durante a Lavagem do Bonfim .
Saindo da atmosfera “BBB” da Lavagem da Igreja do Bonfim, o que ficou de fato evidente foi a ausência de pré-candidatos as Eleições para Deputado (a)  na Bahia. Em tempos de orçamentos “faraônicos” destinados as cidades sedes da Copa 2014 , ficou uma lacuna assustadora de pré- candidatos a corrida eleitoral a gestão estadual  nas ruas da cidade baixa destinadas a fé no Senhor do Bonfim  .
O que pensar ? O que dizer ?
Será um prenuncio de uma Lavagem do Bonfim em 2014 com escadarias lotadas de correligionários e pré candidatos com perfil de “BBB” já que a população acompanha as ausências de seus gestores a margem de qualquer manobra política?
Onde estarão os nossos eleitores baianos na Copa 2014 ?
Seriam eles ( os baianos)  já definidos como a mão de obra necessária para , além de carregar as malas dos turistas , amarrar as fitinhas do Senhor do Bonfim nos aeroportos  e /ou servir de acompanhante em hotéis “com muitas estrelas” dentro e fora da capital baiana?
“Ô Bahia aí... aí. Bahia que não me sai do pensamento aí ..aí ...”
Contemplados por um Pacto pela Vida e Pela Não Violência  em que 300% de homicídios registrados são de negros (JORNAL A TARDE) , que as Políticas Públicas para Mulheres na Bahia tem um orçamento vergonhoso divulgado no PORTAL TRANSPARÊNCIA ,  que a capacitação de jovens e adultos tem um Planejamento Estratégico que beira o lúdico , será mesmo que a oposição está fazendo o “dever de casa” para argumentar a gestão municipal para os próximos quatro anos ?
Os problemas da capital baiana vão para além da retomada do poder da gestão de Antônio Carlos Magalhães Neto.
As questões relacionadas à intolerância religiosa, o número de jovens e crianças às margens das sinaleiras da capital baiana, o número de homicídios e/ou acertos de contas entre jovens e traficantes nas comunidades periféricas, a ausência de interesse destes mesmos jovens em sair do assistencialismo da “Bolsa Família” (PROGRAMA DE AUXÍLIO E COMBATE A MISÉRIA NO BRASIL) e ingressar do mercado de trabalho “ pela porta da frente” na Bahia deveria ser o propósito principal dos que se auto afirmam “representantes” do Movimento Negro no Brasil .
Cada vela acesa na Igreja do Senhor do Bonfim representa um pedido e/ou um agradecimento por uma graça alcançada que se torna pequena diante do compromisso firmado publicamente pelos novos gestores municipais, vereadores e secretários empossados em 2013 .
A Bahia merece uma oposição coerente e com um discurso firme em propósitos claros que promovam mudanças imediatas e não se tornem “clichê” de um eleitorado magoado com o PT e revoltado com o DEM (antigo PFL) por ter retomado o poder na capital mais cobiçada politicamente no Brasil.


Foto: Facebook /Célia Sacramento



Patrícia Bernardes Sousa
Jornalista Profissional SRTE 4392/BA
 

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

" Bossambá " no Rio Vermelho

SEMUR inicia capacitação do Observatório 2013

 
 


 
A Secretaria Municipal da Reparação realiza na próxima terça (29/01),no Auditório da SEFAZ (Rua da Ajuda - Centro Histórico), das 13hs às 17hs , a Palestra "Negros e Negras e a Cobertura Midiática do Carnaval de Salvador" tendo como facilitadoras a jornalista e gestora social Patrícia Bernardes Sousa e a jornalista do Blog Mundo Afro do Jornal A TARDE Cleidiana Ramos . A ação afirmativa é parte da Capacitação do Observatório da Discriminação Racial, Violência contra a Mulher e LGBT 2013.Outros tópicos que serão também abordados são : O Negro e a Mídia;Ausência de Cobertura da Mídia; Matérias Equivocadas;Uso depreciativo da Imagem da Mulher/Negros/Homossexuais pela Mídia.


  Informações : 4009-2608/2609 (SEMUR)

FEMADUMzinho 2013 debate o samba de roda

 
 

 
Em 2013 o FEMADUMzinho tem na sua programação uma apresentação musical e a realização das Oficinas Pilares do Samba de Roda, com Roberto Mendes, onde serão trabalhados os fundamentos musicais, coreográficos, poéticos e políticos...
dessa manifestação cultural. A apresentação musical OBAdumBaião, será realizada pelos alunos dos cursos de Dança e Coral Afro, sob a direção dos educadores Keyler Rego e Negrizu. A apresentação fará uma homenagem ao centenário de Jorge Amado e Gonzagão, mostrando músicas e danças que remetem ao imaginário dos dois ícones da cultura brasileira, no ritmo do samba reggae. As Oficinas terão uma carga horária de 20hs cada e ocorrerão de 21 a 25 de janeiro, as 14 às 18 horas, nas dependências da Escola Olodum - rua das Laranjeiras, 30 Pelourinho - Salvador/Ba. São 20 vagas para músicos e 20 vagas para bailarinos e será certificada.Para participar das oficinas envie para o e-mail (escolaolodum@uol.com.br) com o nome completo, CPF, filiação, data de nascimento, escolaridade e oficina que gostaria de participar (Música ou Dança).

"Acasa no Samba" em Salvador

 
Na próxima sexta (18/01) o Centro Cultural ACASA, ONG comandada pela cantora Sarajane, promove o projeto “ACASA do Samba”, show que faz parte do projeto de auto-sustentação da instituição. A partir das 17H, Fernando Dourado e a banda Faz com Samba sobem ao palco para fazer a festa, que terá participação especial de Sarajane e de Firmino de Itapuã. Os ingressos custam R$ 10 e ACASA fica na Rua Direita do Santo Antônio, 60B, ao lado da Igreja do Boqueirão.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Dudu Nobre agita o Bloco Alerta Geral em 2013

 
 
 

Projeto "Som na Panela" agita o verão do Rio Vermelho

 
 
 
 

"1º Samba do Leite" agita o Pelourinho em 2013

Sarau du Brown esquenta verão de Salvador em 2013


Célia Sacramento é empossada vice - prefeita em Salvador

 
 
 
A ex-presidente do Conselho Municipal da Mulher , a Profª Drª Celia Sacramento foi empossada como vice- prefeita da capital baiana na tarde desta terça (01) na Câmara Municipal de Salvador . Na ocasião foram empossados inicialmente os 43 vereadores eleitos além do novo gestor da pasta do municipio o ex- deputado federal Antônio Carlos Magalhães Neto.