terça-feira, 27 de março de 2012

XVII Simpósio Baiano de Pesquisadoras/es sobre Mulheres e Relações de Gênero



O Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM/UFBa realizará no período de 14 a 16 de maio de 2012, em Salvador- Bahia, o II Seminário Internacional e o XVII Simpósio Baiano de Pesquisadoras/es sobre Mulheres e Relações de Gênero, Os Estudos Feministas e de Gênero e as Matrizes da Desigualdade: Sexismo, Racismo e Lesbo-Homofobia.

Neste evento, o NEIM pretende, como já vem fazendo, reunir em um mesmo espaço a produção acadêmica local, nacional e internacional sobre a temática feminista e de gênero e temas afins, na perspectiva de enfocar as desigualdades oriundas das articulações entre os marcadores de gênero, de classe, de raça/etnia, de geração, de sexualidade, de regionalidade, entre outros, ainda persistentes em nossa sociedade.

Desde já o NEIM/UFBa convida pesquisadoras/es, estudantes, especialistas, profissionais, integrantes dos diversos Núcleos, Centros e Programas Universitários e de Pesquisa da Bahia, assim como Secretarias de Governo, Núcleos de Gênero de empresas públicas, a participarem deste evento, que tem como principal objetivo agregar e articular estudiosas/os dessa temática, constituindo-se como um espaço de troca de conhecimentos e experiências, que levem a reflexões sobre a temática em pauta.

Situando a relevância e a oportunidade do debate sobre tais questões, cabe lembrar as preocupantes estatísticas que vêm sendo amplamente divulgadas pela mídia brasileira, em que o estado da Bahia ocupa posição destacada em relação à ocorrência de manifestações de preconceitos e de fatos delituosos declaradamente sexistas, racistas, homofóbicos ou geracionais, muitos dos quais expressam as marcas de todas essas desigualdades, em interface.

Dessa forma, esse Simpósio pretende ainda, não só divulgar a produção de conhecimento baiana, mas também facilitar os agenciamentos de novas pesquisas; propiciar novos intercâmbios entre professores, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação; mas, sobretudo, se constituir num momento de formação sobre todos esses temas que, relacionados ao feminismo e, em mútuo entrelace, formam a matriz de desigualdades que ora preocupam e desafiam o pensar e o agir da academia, de organismos governamentais e não governamentais e de movimentos feministas e de mulheres, notadamente em nosso estado.

SOBRE A PROGRAMAÇÃO

O Simpósio terá a duração de três dias, com credenciamento e a realização de mini-cursos nos períodos matutino e vespertino no dia 14 de maio; a abertura solene será feita à noite por meio da Conferência Sexismo, Racismo e Lesbo-Homofobia: descolonizando saberes? com convidada de notório saber sobre a temática. Nos dias 15 e 16 pela manhã estão previstas Mesas Redondas sobre temas correlatos ao central do Simpósio, a primeira enfocando os eixos Sexismo e Racismo e a segunda Sexismo e Lesbo-Homofobia. No período vespertino, em ambos os dias, ocorrerão os Grupos de Trabalho. Na noite do dia 15, haverá lançamento de livros e na noite do dia 16, a mesa de encerramento, Para além das matrizes de desigualdades: desafios e perspectivas, contará com a participação de pesquisadoras que possuem uma trajetória como gestoras de políticas públicas nas temáticas centrais do II Seminário e do XVII Simpósio, de forma a promover uma reflexão engajada com a transformação das estruturas de desigualdades.

PÚBLICO ALVO DO EVENTO:

I. Estudiosas(os) e pesquisadoras(es) baianas(os) envolvidas(os) com o tema.

II. Estudantes de graduação e de pós-graduação, que utilizam as contribuições teóricas do feminismo e

as categorias de gênero, raça/etnia, classe, sexualidade e geração.

III. Profissionais, integrantes de Secretarias de Governo, Núcleos de Gênero de Empresas públicas,

Sindicatos, Partidos políticos; Assessoras(es) de movimentos sociais e entidades feministas.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO E SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

O evento estará aberto à participação de pesquisadoras(es) e estudiosas(os) da temática, mediante a apresentação de comprovante de pagamento da inscrição no evento.

As temáticas dos trabalhos deverão de algum modo dialogar com os temas centrais do simpósio que, por ter uma natureza interdisciplinar, acolherá trabalhos de diferentes áreas do conhecimento.

As/os interessadas/os em apresentar trabalhos deverão enviar o resumo expandido do trabalho à coordenação do evento, pelo email simposio.neim@gmail.com, de acordo com os prazos, critérios e especificações. Após a seleção a coordenação fará o envio dos comunicados de aceites dos trabalhos a serem apresentados.

Para os/as interessadas/os em propor minicursos segue as orientações abaixo:

Orientações Gerais:

· Pode propor minicurso os (as) pesquisadores (as), mestrandos (as), especialistas e graduados (as);

· A proposta do minicurso deve estar relacionada ao tema do Simpósio;

· Cada minicurso pode ter até 2 (dois) proponentes, sendo que pelo um deve ter titulação mínima de mestrando (a);

· Cada minicurso deve ter no mínimo 5 (cinco) e no máximo 30 (trinta) inscritos para ser aceito;

· A carga horária de cada minicurso é de 8 horas;

A ficha de inscrição da proposta de minicurso deve estar devidamente preenchida e ser enviada até dia 13/04 para os e-mails: simposio.neim@gmail.com e danielannascimento@gmail.com

Obs: A ficha está no final desta convocatória (copie, preencha, salve e envie no prazo para os e-mails indicados)

PRAZOS:

Apresentação de propostas para comunicação: de 13/03 a 13/04/2012

Correspondência de aceite: de 23/03 a 01/05/2012

Apresentação de propostas para minicurso: 26/03 a 13/04.

Envio da carta de aceite dos minicursos: até dia 22/04.

TAXAS DE INSCRIÇÃO:

Até 10/04/2012

Como ouvinte: 30,00

Com apresentação de trabalho:

  • Estudante de graduação: 40,00
  • Estudante de pós-graduação: 60,00
  • Profissionais: 100,00
  • Apresentação de minicurso (proponente) : Aqueles (as) que proporem minicurso e apresentarem trabalho pagarão um único valor, que é o da apresentação de trabalho (R$: 40,00; 60,00 ou 100,00).
  • Apresentação de minicurso (proponente) sem apresentação de trabalho: ISENTO de taxa de inscrição.

A partir de 10/04/2012

Como ouvinte: 35,00

Com apresentação de trabalho

  • Estudante de graduação – 45,00
  • Estudante de pós-graduação – 65,00
  • Profissionais – 105,00
  • Apresentação de minicurso: Apresentação de minicurso (proponente) : Aqueles (as) que proporem minicurso e apresentarem trabalho pagarão um único valor, que é o da apresentação de trabalho (R$: 45,00; 65,00 ou 105,00).
  • Apresentação de minicurso (proponente) sem apresentação de trabalho: pagamento do valor simbólico de 15,00.

INSCRIÇOES E PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO: http://www.simposioneim.ufba.br/

FORMATAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS:

- Word em espaço simples, estilo normal, Papel A4

- Páginas não numeradas

- Alinhamento justificado

- Início de parágrafo com tabulação

- Fonte Times New Roman, tamanho 12

- Espaçamento de texto entre linhas de 1,5

- Espaçamento das citações simples com recuo padrão de 1,25

- Margens: superior 2,5 cm; inferior 2 cm; esquerda 2,5 cm; direita 2cm

- Máximo de 4 páginas incluindo as referências (máximo de 8 títulos).

- Título do trabalho centralizado e em caixa alta e negrito, seguido do nome da/o autor/a com

- rodapé indicando o vínculo institucional e e-mail da/o mesma/o e da instituição de origem.

INSCRIÇÕES, ENVIO DE RESUMOS e DEMAIS INFORMAÇÕES

NEIM – Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher.

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.

Estrada de São Lázaro, 197 – Federação

Salvador – Bahia - Telefax: (071) 3237-8239

Email: simposio.neim@gmail.com

http://www.simposioneim.ufba.br/

COORDENAÇÃO DO EVENTO

Profa. Dra. Alinne Bonetti– Pesquisadora do NEIM

Profa. Dra. Antonia Garcia - Pesquisadora Associada do NEIM

Profa. Dra. Laila Rosa – Pesquisadora do NEIM

Profa.Dra. Maria de Lourdes Novaes Schefler – Pesquisadora Associada do NEIM

quinta-feira, 22 de março de 2012

"Pelos poderes de Thor "... Batista



por Patrícia Bernardes Sousa (jornalista e gestora social)

O ajudante de caminhoneiro Wanderson Pereira morreu na noite deste sábado (17/03) na rodovia BR-040, no Rio de Janeiro atropelado por Thor Batista, filho de Eike Batista.

Até aí tudo bem...

Parece uma notícia “normal” de acidente de trânsito, envolvendo uma moto e uma celebridade, se a esfera “cinematográfica” não fosse instalada na TV nos últimos dias.

Em meio a tantas manchetes sensacionalistas, com direito a saída pelos fundos da delegacia, por conta do “assédio” da imprensa, a ética no setor público e a ética no setor de comunicação se tornaram protagonistas de um verdadeiro “Gibi”.

Sim, você não leu errado a minha afirmativa. Um gibi com direito a personagens das mais diversas características e afinidades relacionadas ao público- o telespectador.

De um lado o lindo e loiro filho herdeiro do homem mais rico do Brasil , segundo as revistas especializadas, com o mesmo nome de um herói que cativou crianças e adultos pela sua força – o Thor (inspirado em lendas nórdicas- Deus do Trovão)

Do outro lado um ajudante de caminhoneiro que numa imaginou em vida que teria seu nome publicado em páginas de revistas consideradas “vips” no Brasil e no exterior – o Bill Raio Beta , seu então “inimigo motoqueiro negro caminhoneiro” que , até após a sua morte já que arranha a sua imagem que, mesmo sem imunidade diplomática, ganhou o direito de sair pelos fundos da delegacia na noite do acidente.

No meio está Eike Batista, também conhecido como “Odin” que na noite desta quarta-feira (21/03) contratou o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos para defender seu filho, Thor Batista, de 20 anos.

"Tu és o filho favorito de Odin! Além de valente e nobre, tua alma é imaculada! Mas ainda assim és incompleto! Não tens humildade! Para consegui-la deverás conhecer a fraqueza… sentir dor! E para isso necessitas deixar o Reino Dourado e despir-te de tua aparência divina! A Terra, lá aprenderás que ninguém pode ser verdadeiramente forte se, em realidade, não for humilde! Por um tempo não mais serás o Deus do Trovão! A tua memória também tirarei! Agora, vai! Uma nova vida te espera!".

Quem são os nossos justiceiros? Quem são os nossos verdadeiros heróis? Quem são nossos investigadores? Quem são os profissionais de comunicação de hoje? A Mídia é o 4° poder do Século XXI ou já subiu ao status de 1° poder?

Verificando estas indagações diárias de todo bom profissional de assessoria de imprensa pública ou privada , avaliamos o tão quanto são “figurativos” as nossas ditas “Secretarias Especiais” e “Ministérios” que , até então, tinham tudo para aparentar credibilidade aos milhões de contribuintes brasileiros e nada mais são que salas de acesso gratuito a “propinas, troca de favores e ostentação do alter ego” dos gestores que ocupam estas “cadeiras estaduais e/ou municipais” ao longo de nossa história.

Chamo a atenção para o detalhe que nós somos os verdadeiros protagonistas destes “gibis midiáticos” e já nos habituamos a mudar de canal ou até comprar novos vídeos e CDs para a época da exibição da Propaganda Eleitoral Partidária Obrigatória.Esta mesma propaganda eleitoral que ,mesmo dentro de uma atmosfera hipócrita, é responsável pela exibição destes mesmos gestores “figurativos” destas mesmas “Secretarias Especiais” e “Ministérios” que se dizem da Mulher, da Saúde, da Reparação, da Igualdade Racial , da Cultura, da Justiça,da Educação e dos Direitos Humanos.

Correio Nagô discute o " O Papel do Comunicador"


A jornalista,gestora social e secretária geral do Cmm Em Salvador , Patrícia Bernardes , foi a palestrante convidada na tarde desta quarta (21/03) , para debater a temática "O Papel do Comunicador" Negro nas Mídias durante a capacitação de jovens estagiários que terão como missão a produção de conteúdo e dinamização da rede em seus respectivos estados para o Correio Nagô em 2012. A formação do Correio Nagô conta com a parceria do Instituto Steve Biko e da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE).
Outros debates na capacitação:
"Extermínio da População Negra"


segunda-feira, 19 de março de 2012

CMS discute "Quilombo Rio dos Macacos"



A Câmara Municipal de Vereadores em Salvador ,
realiza uma Sessão Especial pelo Dia Internacional de Luta pela Eliminação pela Discriminação Racial ,nesta quarta (21/03), às 15hs, no Plenário Cosme de Farias. A iniciativa é da vereadora Marta Rodrigues que também discutirá a atual situação da comunidade do "Quilombo Rio dos Macacos".

Ouvidoria da CMS discute seleção da Secult

"A Mulher" é tema de videoconferência no IAT

Na próxima sexta (23/03), das 08:00 às 12:00h, “A Mulher” será tema de uma videoconferência, com a possibilidade de interação voltada para as mulheres, bem como, para os profissionais de saúde, educação e áreas afins, que atuam junto a esse segmento populacional.

O evento será realizado no auditório do Instituto Anísio Teixeira – (IAT), situado no Vale das Muriçocas, s/n°, Paralela, Salvador-BA e transmitido para todos os municípios do Estado através das salas de videoconferência das DIRECs.

Este evento está sendo promovido pela SESAB por meio da Diretoria de Gestão do Cuidado / Coordenação do Cuidado por Ciclo de Vida e Gênero / Área Técnica de Saúde da Mulher, em parceria com o Instituto Anísio Teixeira e o apoio do Ministério da Saúde, através da Área Técnica da Saúde da Mulher.

O objetivo deste, é qualificar os profissionais da rede SUS que atuam na Atenção à Saúde da Mulher.

Estaremos abordando temas focados na promoção da saúde da mulher como:

-Prevenção do Câncer de Colo do Útero e detecção do Câncer de Mama (Palestrante: Najara Monteiro/Mastologista);

-Violência de Gênero e Notificação (Palestrante: Márcia Teixeira/Promotora de Justiça);

-Direitos Sexuais e Reprodutivos (Palestrante: Maria José de Araújo/Médica Especialista em Saúde Reprodutiva).

A troca de experiências, o debate interativo entre os participantes é uma excelente estratégia para o empoderamento, potencialização e qualificação da assistência às mulheres em todo o Estado da Bahia.

Na oportunidade convidamos V. Sª , para nos prestigiar com sua presença.

Para maiores esclarecimentos, nos colocamos à disposição por meio da Área Técnica de Saúde da Mulher nos telefones (71) 3115-4245/4205/4216, Fax 3371-1272 e e-mail: sesab.saudedamulher@gmail.com .

Atenciosamente,

Débora do Carmo

Diretora