segunda-feira, 31 de maio de 2010

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Salvador abre cerca de 2.165 vagas para os Cursos do Planseq


Em todo o Brasil, 25 mil trabalhadores negros e afrodescentes terão acesso exclusivo a cursos profissionalizantes do Plano Setorial de Qualificação. Lançamento oficial coincide com os 121 anos da Abolição.
Em Salvador são disponibilizadas cerca de 2.165 vagas para os Cursos do Planseq.

O lançamento do Planseq faz parte do pacote de ações afirmativas para a promoção da igualdade racial anunciado hoje pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), data em que se comemora os 121 anos da Abolição da Escravatura. As ações buscam o desenvolvimento econômico e social do país com igualdade de gênero e de raça.

Um dos destaques do Planseq é o curso de cuidador de pessoas com doenças falciformes. Também haverá vagas para ocupações de atendente de lanchonete, borracheiro, carpinteiro, costureira, eletricista, empacotador, gerente de supermercado, operador de caixa, operador de telemarketing, recepcionista, repositor, supervisor e vendedor.

O secretário-executivo do MTE, André Figueiredo, participou do evento, onde entregou ao ministro de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Edson Santos, relatório com a definição das vagas e locais onde serão implementados os cursos do Planseq. Figueiredo representou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

"A constituição desse Planseq foi um trabalho formatado pelo MTE e a SEPPIR. Esse movimento representa a materialidade de uma luta histórica para que um afro descendente tenha acesso à programas de qualificação profissional", disse o secretário-executivo.

Conforme o relatório, a comunidade negra e afrodescendente apresentam os piores índices de empregabilidade, os menores salários, a mais baixa formação educacional e, ao mesmo tempo, ocupa a cabeceira das estatísticas de desemprego.

"Esse é um momento de reflexão. Hoje estamos aqui assinando uma série de ações no âmbito do governo. É bastante propicio para mostras que a condição de escravidão não ofereceu ao homem negro a liberdade em seu conceito mais amplo, que é o direito do homem poder manter e reproduzir e fazer suas opções sem a vontade do outro", destacou Santos.

Entre as medidas anunciadas pela SEPPIR, está o lançamento do Plano Nacional de Implantação da Lei nº 10.639 , desenvolvido pelo Ministério da Educação. A lei, aprovada em 2003, insere o ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas de todo o país, do ensino fundamental ao superior, nas redes pública e privada de ensino.



Planseq Afrodescendente tem aula inaugural em Salvador


(O programa desenvolve curso de capacitação profissional para afrodescendentes )

A aula inaugural do Plano Setorial de Qualificação - Planseq Afrodescendentes, executado pelo Instituto Adesol (Ação para o Desenvolvimento Social Integrado) foi realizada na última segunda-feira(17), no Suarez Trade, em Salvador. Participaram do evento, representantes do Governo Estadual, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e de entidades sociais e políticas.

O professor Desidério Melo, a presidente da Adesol, Clarice Gramacho, a coordenadora da PlanseQ, Joice Cruz, a superintendente do Trabalho e Emprego na Bahia, Isa Simões, o professor Sandro, do Movimento Negro baiano, Gecivanda Almeida, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte ( SETRE/BA) e Vinícius Teixeira da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, compuseram a mesa de trabalhos.

O vídeo "A Canção dos Homens", que aborda a trajetória do ser homem na África, dando-lhe identidade desde o nascer, quando o ser recebe uma música e esta é cantada por toda a comunidade em diversas fases da vida até a sua morte, foi exibido logo na abertura da aula.

O PlanSeQ Afrodescendente tem como objetivo atender o trabalhador,e seus familiares, promovendo o desenvolvimento social, aplicando curso de capacitação profissional. Sua meta é diminuir as diferenças sociais e proporcionar aos afrodescendentes a inserção no mercado de trabalho, em pelo menos 30% dos alunos dos cursos.

São aptos a participarem do programa do MTE, que reserva 10% da vagas para pessoas com deficiência, jovens a partir dos 16 anos, residentes em Salvador. Os cursos que serão ministrados são: borracharia, mecânico de manutenção de motocicletas, recepcionistas, empreendedores individuais, gerente de supermercado e operador de telemarketing.

A coordenadora do Planseq Afordecendente ressaltou que o curso tem como base a Lei 10639/2003, que obriga a implantação da cultura africana na grade curricular das escolas e leu para o público o poema "ter consciência negra é ter consciência dade que são diferentes".

Durante o evento, a professora Valdíria Lopes falou da importância desse tipo de projeto. "O Planseq Afrodescendentes é uma política de reparação com o povo negro". Ao observar que a origem dos recursos aplicados no projeto é do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ressaltou: "Esse projeto é importante, pois é voltado para uma camada da população que foi excluída da inserção do mercado de trabalho por discriminação".

Homenagem - Para concluir, o professor Sandro fez uma apresentação em homenagem à Dra Edialeda Salgado, médica obstetra, que "quebrou barreiras num período de ditadura e muita discriminação e machismo", resgatou.

Ativista do Movimento Negro, Edialeda apresentou ao Ministro Carlos Lupi, em 2008, um projeto para que os Núcleos de Combate a Discriminação existentes nas Superintendências fossem transformados na atual Comissão Tripartite de Igualdade de Oportunidades e Tratamento de Gênero e de Raça no Trabalho.

A comissão tem os seguintes objetivos: discutir e apresentar propostas para as políticas públicas de igualdade de igualdade de oportunidades e de tratamento, assim como combater todas as formas de discriminação de gênero e raça no emprego e na ocupação; incentivar a incorporação das questões de gênero e raça na programação, execução, supervisão e avaliação das atividades levadas a efeito pelo MTE; apoiar, incentivar e subsidiar iniciativas parlamentares sobre o tema e apoiar e incentivar as iniciativas adotadas por órgãos e entidades, inclusive da sociedade civil, e promover a difusão da legislação pertinente.

Fonte : SECTI

Gestores sociais da Bahia são mobilizados para o Planseq


O empenho dos governos locais junto ao empresariado é fundamental para a contratação dos beneficiários do Bolsa Família. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (08/08), em Salvador (BA), pelo secretário de Articulação Institucional e Parcerias do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ronaldo Garcia, ao abrir – no auditório da Assembléia Legislativa da Bahia – a mobilização de gestores para o Plano Setorial de Qualificação (Planseq Bolsa Família). O secretário destacou que o ingresso no mercado de trabalho e o fortalecimento da cidadania se dá por um conjunto forte de fatores, como uma economia dinâmica, equidade e solidariedade.

“A porta do mercado de trabalho é pesada, com muitas fechaduras É preciso capacidade de interpretação para estar apto a disputar um mercado cada vez mais exigente e conseguir um trabalho duradouro, permanente e ascendente”, comentou. O secretário destacou que há expectativas de que parcela substancial dos beneficiários do Bolsa Família conquiste emprego formal. “São muitas iniciativas no País, como o esforço para a educação de jovens e adultos, a expansão da rede pública tecnológica e o crescimento da economia, batendo recordes no número de empregos formais”.

O Planseq é promovido pela Casa Civil da Presidência da República e pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Trabalho e Emprego (MTE). Com esta ação, o governo federal pretende capacitar os beneficiários do Programa Bolsa Família – executado pelo MDS – para o trabalho no mercado da construção civil, especialmente em obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). A intenção é ampliar as oportunidades de inclusão produtiva, adequar os cursos de qualificação às necessidades locais, estimular a articulação entre os setores de trabalho e assistência social e atender à demanda do mercado por mão-de-obra qualificada. Os investimentos somam R$ 145 milhões no País.

Planseq Bahia - Na região metropolitana de Salvador (que envolve a capital baiana e os municípios de Camaçari, Candeias, Dias D'avila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz) 9.380 beneficiários serão capacitados para trabalhar nas obras do PAC, na área de construção civil, a partir de setembro deste ano. Antes, dirigentes e técnicos do MDS estão ministrando um curso para gestores municipais e estaduais da assistência social e do Bolsa Família e coordenadores dos centros de Referência da Assistência Social (CRAS) para apresentar o Plano e tirar dúvidas, a fim de ajudar no acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família durante a qualificação.
“Há muita gente querendo trabalhar e quando se consegue emprego, além da cidadania, o vínculo familiar também se fortalece”, observa a coordenadora do CRAS de Mata Escura, Laís Cerqueira. No CRAS de Mata Escura, bairro de Salvador, são atendidas, por mês, cerca de 400 pessoas em situação vulnerável. “São pessoas que nos pedem ajuda e nesse pedido está sempre explícita a necessidade de emprego e de renda. O Planseq vai possibilitar ampliar o número de pessoas a serem encaminhadas para o mercado de trabalho”, afirma Laís.

Também presente ao curso do Planseq estava Maria de Lourdes Lobo, secretaria de Trabalho e Cidadania de Lauro de Freitas, município baiano onde já começaram obras do PAC. A seu ver, a notícia de que o governo está preocupado em qualificar mão-de-obra do Bolsa Família para o PAC é interessante na medida que em o setor da construção civil cresce na região metropolitana de Salvador e falta especialização dos trabalhadores. “Em Lauro de Freiras, os empresários têm se queixado da falta de qualificação de pessoal principalmente nas áreas de vidraçaria e marcenaria. Temos tentado oferecer cursos, antes mesmo da chegada do Planseq”.

Além de Ronaldo Garcia, ministraram o curso na capital baiana, nesta segunda-feira (04), os assessores técnicos do MDS José Crus e Fátima Valéria Ferreira de Sousa. Também estiveram presentes à abertura do curso parlamentares e representantes das secretarias de Trabalho e de Desenvolvimento Social e Combate à Fome da Bahia.

A primeira mobilização de gestores para o Planseq começou em São Paulo (SP). Em seguida, chegou a Campinas, Indaituba e Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS) e Recife (PE). Nesta semana, além de Salvador, as mobilizações chegam a Curitiba (PR), Belém (PA) Manaus (AM) e Brasília (DF). Esta fase se encerra no período de 11 a 14 de agosto em Belo Horizonte (MG).

Fonte: SECTI -Ba

terça-feira, 25 de maio de 2010

AÇÃO AFIRMATIVA – É necessária uma nova Abolição?

IV Semana da África ( 4ª Edição ) na UFBA


A Secretaria Municipal da Reparação está apoiando a IV Semana da África. Um evento de caráter científico que este ano, pretende debater processos de independência nos países africanos e a importância do ensino da história africana e afro-brasileira nas escolas e universidades do Brasil e da África.


Com o tema: “África: Independências e Futuros Possíveis” estudantes africanos residentes na Bahia e afro-brasileiros dão início a 4ª edição do evento que acontece do dia 19 à 25 de maio e traz para Salvador autoridades da Guiné Bissau, Senegal, Cabo Verde e Moçambique.

A Semana da África é realizada na capital baiana desde 2006 e tem o objetivo de estabelecer trocas científicas entre estudantes e pensadores africanos e brasileiros. Desde as edições anteriores, os encontros e debates ocorridos tem levado a comunidade soteropolitana a refletir mais intensamente sobre as especificidades culturais, demandas econômicas e políticas na contemporaneidade, questionando o olhar homogêneo sob o qual o continente africano é comumente visto.

“Esta IV edição possibilita o reencontro do Brasil com a sua importante matriz civilizatória. É a afirmação da nossa africanidade, do nosso pertencimento ancestral, mas também da atualização do conjunto de valores que fazem a nossa associação identitária. Uma revisitação à África é importante, por exemplo, para a causalidação dos estudos africanos nas escolas brasileiras”, secretário municipal da Reparação, Ailton Ferreira.


Fonte:http://semanadaafrica.blogspot.com/

segunda-feira, 10 de maio de 2010

1º Forró com Samba em Salvador


O quê ?1º Forró com Samba
Quem? Grupo Fora da Mídia
Quando? 16/05/2010
Horário? às 14h
Onde? Estacionamento em frente a Escola de Engenharia Eletro-Mecânica. Nazaré
Quanto ? R$10
Ingressos : Sede do Bloco Alerta Geral
(Politeama)

"City Fest " no Clube dos Oficiais


Serviço:

DIA: 16 DE MAIO
LOCAL:CLUBE DOS OFICIAS
HORÁRIO: 13 HORAS
QUEM: ED CITTY,FLAVINHO E OS BAROES,HAGATONY,SAIDDY BAMBA,SIMPLES ASSIM E BREKEXE
INGRESSOS:
INDIVIDUAL PISTA -R$ 15
CASADINHA - R$ 25


INFORMAÇÕES: (71) 3451 4440

Alan Santos inaugura casa de show na Ribeira


Alan Santos, produtor muito respeitado pelos grandes eventos de Samba em Salvador inaugura no domingo (23) deste mês , uma nova casa de show na cidade: " a The Best Beach. O novo "point do samba" conta com um sistema de tratamento acústico e cerca de 30 aparelhos de ar condicionado para o conforto do público.Segundo informações do próprio produtor Alan Santos, o local é totalmente coberto, com 2 camarins, sistema de refrigeração, bares, sanitários, camarote e muita segurança. O bairro da Ribeira, bconhecido pelos tradicionais pontos de encontro de Partido Alto na Cidade Baixa, receberá logo na inauguração o cantor e compositor Arlindo Cruz .

Informações: (71) 8165 0452 *Texto e Fotos :Patrícia Bernardes